RONALDO FONSECA DEFENDE ILUMINAÇÃO TRASEIRA DE MOTO EM LED
BOLT_2 (1)

É inadmissível que motos ainda saiam da fábrica sem esse recurso tecnológico. A moto equivale a 1/5 do tamanho de um carro, por isso acredito que incorporar a iluminação de LED às motos é importante para reduzir acidentes.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Motociclista, o deputado federal Ronaldo Fonseca é defensor de medidas que visem a segurança no trânsito. O deputado publicou, no Twitter e na página que mantém no Facebook, uma enquete para ouvir a população sobre o uso de LED na iluminação traseira de motos. Nas redes sociais do parlamentar, o eleitor respondeu à seguinte pergunta: Você concorda que as motos venham com item de fábrica com iluminação traseira em LED para evitar acidentes?

Considerando o tema relevante para a segurança no trânsito, Fonseca apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, determinando que as motocicletas saiam da fábrica com iluminação LED na lanterna traseira, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

O LED já é muito utilizado em produtos eletrônicos, como sinalizador de avisos, semáforos de trânsito, além de painéis e outdoors. Mais econômico que as lâmpadas de halogêneo, o LED tem vida útil mais longa e baixa necessidade de manutenção.  O uso do LED na iluminação traseira de motocicletas se justifica pela qualidade de luminosidade tanto na circulação normal quanto nas frenagens, uma vez que a luz de LED pode ser vista de longe, inclusive sob incidência da luz do sol.

A visibilidade é fundamental no trânsito, sobretudo para as motos que dividem espaço com veículos muito maiores e, por isso, precisam de dispositivos que lhe garantam maior visibilidade. Alguns modelos já oferecem iluminação traseira em LED e outros (mais caros) utilizam essa tecnologia em todo o sistema ótico. A ideia é oferecer mais segurança para os motociclistas no trânsito.

É inadmissível que motos ainda saiam da fábrica sem esse recurso tecnológico. A moto equivale a 1/5 do tamanho de um carro, por isso acredito que incorporar a iluminação de LED às motos é importante para reduzir acidentes.“, afirma o Deputado Ronaldo Fonseca.

Os comentários estão encerrados.